Six Steps

Para participar

Primeiro passo – Selecionar uma imagem

Seleciona a imagem desejada. Pode ser uma foto já frequentemente usada em memes ou uma foto tua. Muitas plataformas geradoras de memes disponibilizam imagens. Utiliza plataformas como o MemeGen e o Memegenerator. Também montamos uma página com uma lista de outros sites comumente usados.

Segundo passo – Adicionar um texto

Com as plataformas gratuitas geradoras de meme ou outro software da tua escolha, seleciona o texto no alto e na base da imagem. Esse texto pode ser bem humorado ou reflexivo – nossa sugestão é que sejam memes sobre preservação ou revitalização de línguas.

Terceiro passo – Salvar e carregar o meme

Salva a imagem e carrega-a na tua plataforma de social media favorita (e.g. Instagram, Twitter, Facebook etc).

Quarto passo – Adicionar hashtags

  • Adiciona a hashtag #MemeML
  • Adiciona a hashtag da tua língua (e.g. #Guarani, #Aquém)

Por favor, percebe que promover a diversidade linguística online significa ser capaz de se comunicar em qualquer língua da tua preferência sem ter que disponibilizar conteúdo digital para não falantes. Contudo, se for do teu desejo alcançar um público maior, é possível fazer uma tradução geral no texto descritivo para ideias que sejam difíceis de traduzir literalmente.

Quinto passo: Participar do desafio

  • Pela hashtag #MemeML, localiza outras pessoas que compartilharam memes no Instagram, Twitter ou Facebook, e comenta, compartilha, retuíta e reposta esses memes também.
  • Procura pela hashtag da tua língua. Segue outras pessoas que criaram memes para a tua mesma língua materna.
  • Marca um conhecido teu, desafiando-o a criar seus próprios memes. Celebra a diversidade linguística com outras pessoas!

Sexto passo: Divertir-se!

Advertisements